1. Início
  2. Documentos
  3. GTI PLUG
  4. Perguntas Frequentes
  5. Expedição
  6. Como concluir expedições que geraram dívida?

Como concluir expedições que geraram dívida?

Quando possui um planejamento de Expedição e não há estoque suficiente para o produto, o sistema gera dívida para esse item.

Lembrando que esta situação irá ocorrer se no cadastro do produto em Dados Básicos | Produtos| aba Informações adicionais opção “Permitir Planejamento de Expedição sem Estoque” estiver como Sim.

Seguem 2 cenários para melhor visualização.

Cenário 1

  • Criou planejamento de expedição, recebeu o produto e a Expedição não foi iniciada.

Veja que foi apresentado valor no campo dívida devido a falta do produto em estoque.

 

O sistema exibe no cabeçalho do Planejamento da Expedição que a Etapa foi planejada com 1 unidade, mas gerou a dívida para o produto em questão.

 

 

Ao realizar o recebimento e armazenar, o sistema apresentará no planejamento da Expedição a Quantidade disponível, a Dívida e a Quantidade da expedição.

Como a Expedição não foi iniciada, ao clicar em Salvar e Fechar e Listar novamente o produto os valores serão apresentados conforme a informação de seu estoque após realizar o recebimento.

 

Nesse momento dê continuidade no processo de Expedição.

 

Cenário 2

  • Criou o planejamento de expedição, recebeu o produto e a Expedição foi iniciada.

Como no exemplo acima, ao criar o planejamento sem estoque o sistema gera a dívida para item em questão.

No processo de Separação o produto com dívida não é exibido.

Iniciou a Expedição e identificou que não havia itens planejados. Será necessário receber o produto em seu armazém para que essa Expedição seja concluída corretamente.

 

 

Após realizar o recebimento e armazenamento do produto proceda com a Expedição.

Nessa situação será necessário pagar a dívida uma vez que a Expedição já foi iniciada.

 

Ao clicar em Pagar será exibida a tela abaixo.

Na opção “Ciente da criação de uma nova etapa”, clique em Sim. Logo em seguida clique em Pagar.

 

Veja que foi criada uma nova Etapa referente ao produto que efetuou o pagamento da dívida.

Agora é necessário prosseguir com a Expedição dessa nova Etapa que foi criada. Faça o processo de expedição para a Etapa 2 normalmente.

 

 

Após concluir a Etapa 2, ficará com o Status de Concluído Correto.

A Etapa 1 que ficou com o Status de Suspenso, basta iniciá-la novamente e Concluir.

 

Dessa forma você realizou o pagamento da dívida e a expedição foi concluída com Sucesso.