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Planejar Recebimento

O que é?

Através do Planejamento de Recebimento, você pode planejar quantos e quais produtos estão previstos para serem recebidos no seu armazém e qual é o fornecedor responsável por essa entrega. No vídeo abaixo, eu faço uma breve introdução sobre essa funcionalidade 🙂

 
 

Os recebimentos cadastrados são associados a um contrato, que deve ser previamente selecionado.

Para facilitar, os planejamentos são realizados por etapa e isso significa que os recebimentos do mesmo fornecedor poderão ser executados em momentos diferentes. Isto pode ser útil, por exemplo, quando são feitas entregas em dias distintos ou por veículos diferentes. Cada etapa deverá ser vinculada a um armazém, isto é, os recebimentos ocorrem por armazém.

Para liberar um recebimento para execução, ele deve ser configurado como “Recebimento Autorizado”, caso contrário, não poderá ser realizado.

Veja no vídeo abaixo, como realizar um Planejamento de Recebimento Direto, no GTI Plug, levando em conta todas as configurações necessárias para que ele ocorra corretamente.

 

As etapas de um recebimento possuem 03 status:

  • Aguardando recebimento
    Enquanto estiver nesse status produtos poderão ser planejados (incluídos, excluídos, alterado quantidade, etc).
  • Em execução
    Indica que naquele exato momento o recebimento está ocorrendo. Os produtos planejados não poderão ser mais alterados.
  • Suspensa
    Indica que a operação de recebimento já foi iniciada, mas no momento está suspensa. Os produtos planejados não poderão ser mais alterados.
  • Finalizada
    Indica que o recebimento desses produtos já ocorreu e está finalizado. Quando uma etapa está nesse status ela pode assumir 03 tipos de finalização, sendo:
    • Correta
      Indica que o que foi recebido é idêntico ao que foi planejado.
    • Incompleta
      Indica que foi recebida uma quantidade menor (de um ou mais produtos) do que a quantidade planejada. Esse status sobrepõe o status Correta.
    • Incorreta
      Indica que foi recebida uma quantidade a mais (de um ou mais produtos) do que a quantidade planejada. Esse status sobrepõe o status Correta e Incompleta.

Para cada tipo de produto é importante saber qual a quantidade de itens que serão planejados para receber:

  • Produto Inteiro: Quantidade de volumes (itens com etiquetas fixadas).
  • Produto Fracionado Fixo: Quantidade de volumes (itens com etiquetas fixadas).
  • Produto Fracionado Variável: Quantidade de frações total (cada etiqueta tem uma quantidade de frações representada e deverá ser a soma dessas frações).
  • Produto Particionado: Quantidade de frações total (cada etiqueta tem uma quantidade de frações representada e deverá ser a soma dessas frações).

A exclusão de um planejamento retorna a situação do sistema ao estado anterior ao planejamento.

Quais são os campos importantes?

Quantidade de etapas: Quantas etapas serão planejadas para um futuro recebimento.

Autorizado recebimento: Este campo determinar se o recebimento poderá ser executado na funcionalidade Iniciar Recebimento.

Informações adicionais: Caso o produto tenha informações complementares é possível definir que ele seja definido especificamente para um recebimento.
Adicionar Produto: Informa os produtos que serão incluídos neste planejamento de recebimento.

Quantidade: Quantidade de produtos planejados. Em caso de produtos que são fracionados não deverão ser informada as frações, mas sim a quantidade de volumes que terão frações dentro.

Como utilizar?

Operação -> Planejar Recebimento