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Recebimento

O que é?

Os recebimentos cadastrados estarão associados a um contrato, diante disto o contrato deve ser previamente selecionado.

Essa funcionalidade permite que você planeje quantos e quais produtos deverão ser recebidos e de qual fornecedor.

Para facilitar os planejamentos são realizados por etapa e isso significa que os recebimentos do mesmo fornecedor poderão ser executados em momentos diferentes. Isto pode ser útil quando serão feitas entregas em dias diferentes ou por veículos diferentes. Cada etapa deverá ser vinculada a um armazém, isto é, os recebimentos ocorrem por armazém (Dica: a criação dos armazéns define como os recebimentos irão ocorrer).

Para liberar um recebimento para que ele seja executado é importante que seja setado como autorizado, caso contrário ele não poderá ser realizado.

As etapas de um recebimento possuem 03 status:

  • Aguardando recebimento
    Enquanto estiver nesse status produtos poderão ser planejados (incluídos, excluídos, alterado quantidade, etc).
  • Em execução
    Indica que naquele exato momento o recebimento está ocorrendo. Os produtos planejados não poderão ser mais alterados.
  • Suspensa
    Indica que a operação de recebimento já foi iniciada, mas no momento está suspensa. Os produtos planejados não poderão ser mais alterados.
  • Finalizada
    Indica que o recebimento desses produtos já ocorreu e está finalizado. Quando uma etapa está nesse status ela pode assumir 03 tipos de finalização, sendo:
    • Correta
      Indica que o que foi recebido é idêntico ao que foi planejado.
    • Incompleta
      Indica que foi recebida uma quantidade menor (de um ou mais produtos) do que a quantidade planejada. Esse status sobrepõe o status Correta.
    • Incorreta
      Indica que foi recebida uma quantidade a mais (de um ou mais produtos) do que a quantidade planejada. Esse status sobrepõe o status Correta e Incompleta.

Para cada tipo de produto é importante saber qual a quantidade de itens que serão planejados para receber:

  • Produto Inteiro: Quantidade de volumes (itens com etiquetas fixadas).
  • Produto Fracionado Fixo: Quantidade de volumes (itens com etiquetas fixadas).
  • Produto Fracionado Variável: Quantidade de frações total (cada etiqueta tem uma quantidade de frações representada e deverá ser a soma dessas frações).
  • Produto Particionado: Quantidade de frações total (cada etiqueta tem uma quantidade de frações representada e deverá ser a soma dessas frações).

A exclusão de um planejamento retorna a situação do sistema ao estado anterior ao planejamento.

Quais são os campos importantes?

Quantidade de etapas: Quantas etapas serão planejadas para um futuro recebimento.

Autorizado recebimento: Este campo determinar se o recebimento poderá ser executado na funcionalidade Iniciar Recebimento.

Informações adicionais: Caso o produto tenha informações complementares é possível definir que ele seja definido especificamente para um recebimento.

Adicionar Produto: Informa os produtos que serão incluídos neste planejamento de recebimento.

Quantidade: Quantidade de produtos planejados. Em caso de produtos que são fracionados não deverão ser informada as frações, mas sim a quantidade de volumes que terão frações dentro.

Como utilizar?

Operação -> Recebimento