1. Início
  2. Documentos
  3. GTI PLUG
  4. Funcionalidades
  5. Configuração
  6. Configuração de Separação

Configuração de Separação

O que é?

A configuração da separação indica qual o critério será utilizado para determinar quais produtos serão selecionados para a geração do mapa de separação quando for criada uma expedição.

Além de selecionar a regra de separação também devem ser configurado o comportamento em relação à priorização de caixa fechada e a utilização da etiqueta de agrupado.

Especificamente para produtos do tipo diferente de inteiro o comportamento para gerar o mapa é dependente da configuração de priorização de caixa fechada.

A priorização de caixa fechada está disponível para Fracionado Fixo, Fracionado Variável e Particionado e quando marcado como “sim” o sistema no momento de separar selecionará uma caixa fechada que possui a quantidade exata, caso não encontre ele identificará e irá separar o que está em caixa aberta (com uma quantidade menor que a quantidade planejada).

Na sequencia, caso não encontre, o sistema pede para abrir uma nova caixa para a quantidade pendente.

Estão disponibilizadas as regras de separação abaixo com os seguintes comportamentos:

  • Priorizar Endereço
    O objetivo é separar os produtos do menor endereço para o maior.
    • Inteiro
      Prioriza o endereço de menor numeração.
    • Fracionado Fixo
      Priorizar caixa aberta: Ordena a separação seguindo os endereços priorizando as caixas abertas da menor para maior e depois as fechadas da menor para maior .
      Priorizar caixa fechada: Ordena a separação seguindo os endereços priorizando as caixas fechadas da maior para menor e depois as abertas da menor para maior e caso ainda tenha pendente separa de uma caixa fechada.F
    • Fracionado Variável
      Priorizar caixa aberta: Ordena a separação seguindo os endereços priorizando as caixas abertas da menor para maior e depois as fechadas da menor para maior.
      Priorizar caixa fechada: Ordena a separação seguindo os endereços priorizando as caixas abertas (uma vez que no sistema Fracionado Variável é sempre considerada como aberta) com a mesma quantidade depois caso tenha pendente da maior para menor.
    • Particionado
      Segue a mesma regra de Fracionado Variável
  • Priorizar Quantidade
    O objetivo é separar os produtos que estão em menor quantidade no endereço, isto é, o objetivo é liberar a maior quantidade de endereços ocupados possíveis.
    • Inteiro
      Prioriza o endereço que possui a menor quantidade de produtos
      Exemplo:
                                 Necessidade de separar 20:
                                 Seleciona 03  de um endereço esvaziando-o
                                 Seleciona 05 de outro endereço esvaziando-o
                                 Seleciona 12 de outro endereço esvaziando-o
                                 Caso tenha 20 em qualquer outro endereço                          qualquer ele não será selecionado
    • Fracionado Fixo
      Priorizar caixa aberta: Ordena a separação seguindo os endereços priorizando as caixas abertas da menor para maior e depois as fechadas da menor para maior (é ignorada a quantidade de volumes para esvaziar o endereço).
      Priorizar caixa fechada: Ordena a separação seguindo os endereços priorizando as caixas fechadas da menor para maior e caso ainda tenha pendente separa de uma caixa fechada (é ignorada a quantidade de volumes para esvaziar o endereço).
    • Fracionado Variável
      Priorizar caixa aberta: Ordena a separação seguindo os endereços priorizando as caixas abertas da menor para maior e depois as fechadas da menor para maior
      Priorizar caixa fechada: Ordena a separação seguindo os endereços priorizando as caixas abertas (uma vez que no sistema Fracionado Variável é sempre considerada como aberta) com a mesma quantidade depois caso tenha pendente da maior para menor
    • Particionado
      Segue a mesma regra de Fracionado Variável
  • FIFO (PEPS)
    O objetivo é separar os produtos que estão no endereço há mais tempo, isto é, utilizar uma estratégia de gestão de estoque na qual os produtos que estão armazenados há mais tempo são separados para expedição primeiro.
    • Inteiro
      Prioriza o produto foi recebido primeiro
    • Fracionado Fixo
      Priorizar caixa aberta: Ordena a separação seguindo os endereços priorizando as caixas abertas da menor para maior e depois as fechadas da menor para maior que foram recebidas primeiro.
      Priorizar caixa fechada: Ordena a separação seguindo os endereços priorizando as caixas fechadas da menor para maior e caso ainda tenha pendente separa de uma caixa fechada que foram recebidas primeiro.
    • Fracionado Variável
      Priorizar caixa aberta: Ordena a separação seguindo os endereços priorizando as caixas abertas da menor para maior e depois as fechadas da menor para maior.
      Priorizar caixa fechada: Ordena a separação seguindo os endereços priorizando as caixas abertas (uma vez que no sistema Fracionado Variável é sempre considerada como aberta) com a mesma quantidade depois caso tenha pendente da maior para menor que foram recebidas primeiro.
    • Particionado
      Segue a mesma regra de Fracionado Variável
  • FEFO (PVPS)
    O objetivo é separar os produtos que estão no endereço e que possuem a data de validade mais próxima de expirar, isto é, utilizar uma estratégia de gestão de estoque na qual os produtos com data de validade mais próxima são separados para expedir primeiro, pouco importando há quanto tempo os itens estão armazenados ou seu posicionamento.
    • Inteiro
      Prioriza o produto que tem data de validade que irá expirar primeiramente.
    • Fracionado Fixo
      Prioriza os endereços que possuem alguma fração que tem data de validade mais próxima para expirar.

      Priorizar caixa fechada: Prioriza os endereços que possuem alguma fração que tem data de validade mais próxima para expirar.
    • Fracionado Variável
      Segue a mesma regra de Fracionado Variável.
    • Particionado
      Segue a mesma regra de Fracionado Variável.
  • Esforço de Separação
    O objetivo é separar os produtos do endereço com a quantidade exata do planejamento, isto é, identificar o endereço que possui a quantidade exata de produtos ou o menor número de endereços necessários e possíveis para a movimentação do operador.
    • Inteiro
      Prioriza o endereço de menor numeração.
      Prioriza o endereço que nele tenha a quantidade exata do planejado, se existir seleciona este.
      Se não existir seleciona o endereço que tenha a quantidade mais próxima do que a quantidade planejada (menor que a quantidade planejada).
      Separa os produtos desse endereço e caso exista algum produto pendente de separação executa a mesma regra.
      Caso não encontre nenhum nessa regra ele busca um endereço que contenha mais produtos que o planejado (da quantidade mais próxima do planejado) e separa desse endereço (fragmentando o endereço).
    • Fracionado Fixo
      Segue a mesma regra da separação por endereço.
    • Fracionado Variável
      Segue a mesma regra da separação por endereço.
    • Particionado
      Segue a mesma regra de Fracionado Variável.

Além de selecionar uma regra padrão é possível selecionar produtos específicos que terão um tipo de separação diferente da regra padrão.

Quais são os campos importantes?

Regra padrão: Define qual a regra padrão de separação.

Produtos fora da regra padrão: Determina quais produtos terão sua própria regra.

Como utilizar?

Configuração -> Configurar de Separação