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Gerenciar Armazém

O que é?

O gerenciamento do armazém pode ser separado em 03 momentos, sendo:

  • Cadastro do nome do armazém e seus dados
    Este nome será exibido em todo o sistema. O cadastro do armazém sem as informações de endereço e docas já permite que outras operações possam ser realizadas, como por exemplo: o cadastro de produtos.
    A inserção de identificação externa facilita as integrações com outros sistemas e outras funcionalidades.
  • Os endereçamentos desse armazém
    O armazém é o espaço físico que você guarda seus produtos, mas em um pensamento lógico é possível você separá-lo em subdivisões que possuem características de endereços diferentes, por exemplo: dentro do mesmo espaço físico existe uma área de blocado e outra área de porta-pallet. Mais detalhes podem ser visto na funcionalidade de Parametrizar Endereços
  • As docas
    O cadastro de doca indica quantas docas o armazém por onde os produtos podem ser expedidos. Algumas empresas utilizam de coletores móveis e/ou celulares para realizarem as expedições, neste caso cada dispositivo móvel deverá ser cadastrado como uma doca.

As docas fazem integração com o GTI MID que é o sistema responsável por gerenciar os dispositivos RFID, smartphones e/ou coletores utilizados na operação.

Dica: Qual a melhor forma de organizar meu armazém?

A definição para se criar 01 ou mais armazéns vem de acordo com a sua realidade, isto é, caso as operações que serão realizadas sejam totalmente independentes por armazém deverá ser criado vários armazéns, caso contrario deverá criar um armazém único com vários endereçamentos vinculados.

O nome dado ao Armazém poderá ser: “Armazém Principal” caso você não tenha nomes significativos. Lembre-se que se for um armazém único os nomes do Endereçamento poderão ser os nomes dados aos vários galpões físicos existentes.

Para ficar mais claro, veja um exemplo:

Hipoteticamente imagine um cenário que uma expedição quando for realizada e os produtos estão fisicamente separados em galpões distintos, mas faz sentido para empresa serem expedidos e controlados juntos em uma única expedição. Então neste cenário indica que você deverá criar apenas um armazém e vincular os endereçamentos que representam cada galpão físico no armazém criado.

Quais são os campos importantes?

Identificação Externa: Identificação para realizar integrações com outros sistemas.

Endereçamentos: Configurações de endereços parametrizadas anteriormente.

Portal: Indica quantos pontos de recebimento ou expedição existirão. É possível deixar em branco caso não utiliza equipamentos físicos para controlar a entrada e saída.

Tipo de Doca: O tipo de doca indica em qual operação a doca poderá ser utilizada, sendo Recebimento ou Expedição. Caso seja nas duas operações pode-se definir Ambas.

Como utilizar?

Armazém -> Gerenciar Armazém